Brasil pode ter de reagir a Trump com medidas protecionistas, diz Mercadante
"Eu sou Brasil First”, disse o presidente do BNDES
247 - O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, prevê que os Estados Unidos sob o comando do presidente eleito Donald Trump embarcarão em uma onda protecionista, e sugeriu que o Brasil deve seguir o mesmo caminho em reação ao republicano.
“É ingenuidade achar que não vai haver nova onda protecionista dos EUA”, disse Mercadante no fórum “Estadão Think”, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta terça-feira (12). “Eu não tenho nada contra America First, mas eu sou Brasil First”.
Uma eleição presidencial ocorreu nos EUA em 5 de novembro. O candidato republicano Donald Trump, que foi presidente dos EUA de 2017 a 2021, foi declarado vencedor por todos os principais veículos de projeção de resultados e redes, a saber: Associated Press, Decision Desk HQ, Fox News, e CNN, NBC, ABC e CBS do consórcio National Election Pool, ao garantir votos suficientes no Colégio Eleitoral para vencer a eleição. A candidata democrata Kamala Harris admitiu a derrota em um discurso para seus apoiadores, e o presidente dos EUA, Joe Biden, parabenizou Trump.
O Colégio Eleitoral, o grupo de eleitores presidenciais dos estados, votará no candidato escolhido pelos eleitores de cada estado em 17 de dezembro, e os resultados serão aprovados pelo Congresso em 6 de janeiro. A cerimônia de posse presidencial ocorrerá em 20 de janeiro.
Trump se tornou o primeiro presidente dos EUA desde o século XIX a ser eleito para mandatos não consecutivos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: