TV 247 logo
      HOME > Brasil Sustentável

      BNDES promove evento sobre minerais estratégicos para transição energética

      Evento reunirá autoridades e empresas para debater desenvolvimento da cadeia produtiva e ampliar investimentos na fabricação de materiais essenciais

      Sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Rio de Janeiro (Foto: Agência Brasil )
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizará, nos dias 10 e 11 de março, a conferência internacional Cadeias de Valor de Minerais Estratégicos para Transição Energética e Descarbonização. O evento, que ocorrerá na sede do banco no Rio de Janeiro, contará com a presença de autoridades do setor público e privado, além de representantes de empresas nacionais e estrangeiras. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, participará da abertura no primeiro dia, às 9h30.

      A conferência tem como principal objetivo discutir estratégias para fortalecer a cadeia de minerais estratégicos no Brasil, visando consolidar o país como fornecedor global de materiais e componentes industriais de alto valor agregado e baixo impacto ambiental. Entre os temas centrais, estarão as oportunidades de investimentos e os desafios para a industrialização desses insumos fundamentais à transição energética.

      O evento reunirá empresas detentoras de tecnologia para transformação e manufatura de minerais, além de representantes dos principais mercados consumidores. Também marcarão presença autoridades do governo e instituições que desenvolvem projetos voltados à exploração e processamento desses recursos.

      A conferência faz parte da estratégia de promoção de investimentos da Chamada Pública de Planos de Negócios para Investimentos em Transformação de Minerais Estratégicos, lançada em janeiro pelo BNDES e pela Finep. O programa busca fomentar a cadeia produtiva de minerais como lítio, terras raras, níquel, grafite e silício, além de atrair investimentos para a fabricação de baterias, células fotovoltaicas e ímãs permanentes.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: