Caixa fecha acordos para recuperação ambiental e políticas climáticas com MDA e MMA
Banco lançou edital de R$ 50 milhões para recuperar áreas degradadas e impulsiona políticas ambientais rumo à COP30, em parceria com o governo federal
247 - A Caixa Econômica Federal firmou, nesta terça-feira (1º/4), em Brasília (DF), acordos com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA) para fortalecer ações de recuperação ambiental e implementação de políticas públicas climáticas. O anúncio ocorreu durante evento que marcou o início da "Jornada Caixa Rumo à COP30", uma série de iniciativas sustentáveis promovidas pelo banco até a conferência do clima, em novembro.
O presidente da Caixa, Carlos Vieira, destacou que a parceria reforça o compromisso do banco com o desenvolvimento sustentável e amplia sua carteira de finanças sustentáveis. "A Caixa busca cada vez mais se posicionar na sociedade como uma instituição que concede crédito sustentável. O Brasil está cuidando da preservação dos recursos naturais, e nós vamos continuar atuando com ações práticas como essas que anunciamos aqui hoje", afirmou.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, ressaltou a relevância da iniciativa para a agricultura familiar e a segurança alimentar do país. "Esse acordo vai ser vital para a promoção de uma agricultura familiar mais forte, que colabora fundamentalmente para a segurança alimentar no país. A Caixa é uma grande parceira", disse. Já a secretária-executiva adjunta do MMA, Anna Flávia de Senna Franco, enfatizou a importância do envolvimento de empresas públicas em iniciativas ambientais. "É uma alegria ver uma instituição como a Caixa com compromissos tão firmes e sólidos em relação ao meio ambiente e a uma sociedade mais sustentável", pontuou.
Acordos preveem recuperação ambiental e políticas climáticas
No âmbito da parceria com o MDA, a Caixa lançará um edital de chamada pública do Fundo Socioambiental (FSA) no valor de R$ 50 milhões. O objetivo é financiar projetos de recuperação de áreas degradadas para fins produtivos, contribuindo para a regularização ambiental da agricultura familiar e o fortalecimento da geração de renda nas comunidades locais. O edital será divulgado em 30 de abril, priorizando projetos nos estados de Mato Grosso, Pará, Maranhão, Acre e Rondônia.
Já o acordo com o MMA envolve o desenvolvimento de políticas públicas ambientais e climáticas, abrangendo ações como promoção da bioeconomia, conservação da biodiversidade, restauração de ecossistemas naturais, desenvolvimento socioambiental de povos e comunidades tradicionais, gestão de resíduos sólidos, mitigação e adaptação climática, além de combate ao desmatamento e promoção da educação ambiental.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: