Caixa oficializa adesão ao Programa ESG20+ para fortalecer sustentabilidade
Banco oficializa engajamento aos 20 Princípios Norteadores para o Desenvolvimento Sustentável em cerimônia com lideranças políticas e institucionais
247 - A Caixa Econômica Federal oficializou sua adesão ao Programa ESG20+, uma iniciativa que estrutura o Marco Regulador ESG no Brasil. A assinatura do protocolo de engajamento aos 20 Princípios Norteadores para o Desenvolvimento Sustentável ocorreu na sede da Caixa, em Brasília, e foi destacada pelo site Migalhas. O programa está em consulta pública e busca consolidar princípios de sustentabilidade no setor financeiro do país.
O evento contou com a presença de Carlos Antônio Vieira Fernandes, presidente da Caixa, que ressaltou o compromisso histórico da instituição com causas socioambientais. "A Caixa foi o primeiro banco a ter uma vice-presidência voltada para a Sustentabilidade e Cidadania. As duas pautas andam juntas porque são compromissos firmados para garantir a qualidade de vida e a preservação socioambiental para as populações hoje e no futuro", afirmou.
A cerimônia também reuniu representantes do Congresso Nacional e de entidades voltadas para a promoção da agenda ESG. Entre eles, o deputado federal Flávio Nogueira (PT/PI), presidente da Frente Parlamentar ESG na Prática (FPESG), e Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG e secretário-executivo do FPESG. A participação de nomes do setor público e privado evidencia o caráter interinstitucional do movimento.
Outros executivos da Caixa também assinaram o protocolo, incluindo Paulo Rodrigo de Lemos Lopes, vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital, Jean Rodrigues Benevides, diretor executivo de Sustentabilidade e Cidadania Digital, e Giovanni Mendonça, consultor de dirigente. Mendonça, ao lado de Marcelo Zardo Brettas, superintendente nacional da Caixa, já havia representado a instituição no evento "ESG 20 anos: legado e ação", que marcou o lançamento do Manifesto ESG na Prática e do Programa ESG20+.
Alexandre Arnone, presidente do Instituto Global ESG e fundador da Arnone Advogados Associados, destacou o papel essencial do setor financeiro na promoção de uma economia mais justa e equilibrada. "A Caixa tem tradição e histórico na sustentabilidade e com este protagonismo reforça o papel fundamental do setor financeiro na consolidação de uma economia socioambiental mais justa e equilibrada", afirmou.
Arnone também enfatizou que o Movimento ESG na Prática tem como objetivo o mapeamento e o aperfeiçoamento contínuo da regulação da agenda ESG no país, em parceria com entidades como a Abrig (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: