TV 247 logo
      HOME > Brasil Sustentável

      Cazoolo e iFood desenvolvem embalagens retornáveis para reduzir resíduos no delivery

      Parceria entre Braskem e iFood busca promover o consumo consciente e melhorar a gestão de resíduos com design circular e testes com restaurantes e clientes

      (Foto: Freepik )
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Cazoolo, laboratório de design de embalagens circulares da Braskem, firmou uma parceria estratégica com o iFood para desenvolver embalagens retornáveis no delivery. Segundo informações divulgadas pelas empresas, o objetivo é reduzir o descarte de resíduos e incentivar o consumo consciente, garantindo ao mesmo tempo uma experiência satisfatória para restaurantes e consumidores. A iniciativa passou por uma fase de testes com estabelecimentos e clientes, antes do planejamento do piloto.

      Fabio Sant’Ana, responsável por Desenvolvimento de Mercado e Novos Negócios no Cazoolo, destacou o impacto positivo do projeto para o setor de delivery. "O desenvolvimento de embalagens retornáveis representa um passo significativo em direção à sustentabilidade na prática. Estamos constantemente em busca de promover o design circular das embalagens, melhorar a gestão de resíduos e minimizar o impacto em todas as etapas da cadeia", afirmou.

      O processo de criação levou em conta requisitos essenciais, como facilidade de reciclagem na cadeia pós-consumo, segurança no transporte sem vazamentos e eficiência na limpeza para permitir múltiplos ciclos de uso. "Pesquisamos todos os requisitos de uma embalagem retornável e as maiores dores do delivery para criar um modelo ideal. Depois, rodamos o Circular Design Sprint – programa do Cazoolo focado em acelerar projetos circulares – para criar, prototipar e refinar a solução até termos o formato ideal", explicou Sant’Ana.

      Teste com restaurantes e consumidores

      Antes da implementação, os times do Cazoolo e do iFood realizaram pesquisas com donos de restaurantes e clientes para aperfeiçoar o design da embalagem. Foram avaliados aspectos como praticidade nas entregas, impacto visual e adesão dos consumidores ao novo modelo de embalagem retornável. "Este foi um processo fundamental na nossa jornada. Conseguimos identificar os pontos mais sensíveis e entender até onde o consumidor estaria disposto a mudar sua rotina com embalagens descartáveis para adotar uma alternativa mais sustentável", acrescentou Sant’Ana.

      Os resultados dos testes foram bem recebidos pelo iFood, que viu a iniciativa como um avanço nas metas ambientais da empresa. “A preocupação com as embalagens entregues aos consumidores sempre marcou presença em nosso negócio. Para alcançar nossos objetivos de sustentabilidade, buscamos parceiros inovadores, e trabalhar lado a lado com o Cazoolo representou um avanço rumo às soluções mais sustentáveis", afirmou Fabiane Staschower, coordenadora sênior de sustentabilidade do iFood.

      Com a validação inicial bem-sucedida, a parceria avança para novas fases de desenvolvimento, buscando ampliar a escala do projeto e reforçar a adoção de soluções de economia circular no setor de delivery.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: