HOME > Brasil Sustentável

Cresce o investimento em ecoinovação nas indústrias brasileiras

47% das indústrias no país já possuem projetos ou planos de ação formal em ecoinovação

(Foto: Divulgação/CNI/José Paulo Lacerda)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Com a crescente demanda por soluções que aliam desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental, empresas brasileiras têm investido em ecoinovação, implementando estratégias que visam reduzir os impactos ambientais. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 47% das indústrias no país já possuem projetos ou planos de ação formal em ecoinovação. Dentre essas, 30% estão com iniciativas em andamento e 17% possuem projetos aprovados para implementação.

Diversos setores industriais têm se destacado na adoção dessas práticas. A construção civil, por exemplo, através do Grupo EPO, investe em projetos que valorizam a sustentabilidade em seus empreendimentos, como o Novo Vale do Sereno em Nova Lima (MG), focado na integração entre qualidade de vida e preservação ambiental. No setor farmacêutico, o Grupo Farmácia Artesanal desenvolve programas de logística reversa, incentivando o descarte correto de medicamentos por meio de ecopontos. Além disso, a empresa tem investido em energia solar, com a instalação de fazendas de energia fotovoltaica.

Outras indústrias, como Trevo Lácteos e ALE Combustíveis, também aderem à agenda ambiental. A Trevo Lácteos utiliza 100% de energia renovável em suas operações e realiza ações de gestão de resíduos, como a fertirrigação. Já a ALE Combustíveis lançou uma linha de combustíveis com menor emissão de poluentes, destacando-se pela inovação no setor de transição energética.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados