TV 247 logo
    HOME > Brasil Sustentável

    Cresce uso de inteligência artificial generativa para investidores em ESG

    A tecnologia é capaz de mapear balanços financeiros e relatórios, determinando mais rapidamente as estratégias das empresas para facilitar a decisão sobre os investimentos

    Letras AI (Inteligência Artificial) e miniatura de robô nesta ilustração tirada em 23 de junho de 2023 (Foto: REUTERS/Dado Ruvic)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Novas regulamentações exigem a divulgação de dados e informações sobre indicadores ambientais, sociais e de governança (ESG) de maneira comparável e livre de greenwashing. Isso deve facilitar o trabalho dos profissionais de investimentos sustentáveis. No entanto, devido ao grande volume de informações e à necessidade de filtrar a qualidade dos dados, a inteligência artificial (IA) generativa tem se tornado essencial para esses investidores. Essa tecnologia analisa até os aspectos mais sutis das falas de executivos em teleconferências de resultados, utilizando uma abordagem conhecida como análise de sentimentos, revela reportagem da CNN.

    A IA generativa, que cria novas informações a partir da análise de dados, está emergindo como uma ferramenta valiosa para que investidores profissionais avaliem potenciais investimentos menos óbvios, incluindo soluções climáticas e estratégias para a transição energética. Essas análises requerem uma combinação ampla e diversificada de fatores, comparando indústrias, setores e tipos de negócio, o que aumenta a complexidade do trabalho dos analistas de investimento.

    Essa tecnologia é capaz de mapear balanços financeiros e relatórios, determinando mais rapidamente a materialidade das estratégias e soluções das empresas para facilitar a decisão sobre os investimentos. A materialidade em sustentabilidade refere-se à identificação e avaliação das estratégias e soluções mais relevantes da organização, considerando o impacto das suas ações para enfrentar as mudanças climáticas e outros aspectos ESG.

    Além disso, a IA generativa pode vasculhar informações disponíveis publicamente, como notícias, fatos relevantes e conteúdo de redes sociais, para identificar empresas que estejam incorporando soluções climáticas nos seus negócios, mas que não foram detectadas no levantamento inicial da gestora de possíveis investimentos.

    Muitas empresas, por exemplo, anunciaram metas e ambições de “net zero” para reduzir e compensar suas emissões líquidas de dióxido de carbono. A análise de sentimentos, realizada pela IA para discernir o tom emocional das mensagens das empresas, também se mostra um indicador útil aos investidores. A IA pode analisar transcrições de teleconferências de resultados de empresas para avaliar o tom da liderança na discussão de compromissos climáticos e demais tópicos ESG, além de analisar comentários sobre produtos ou serviços relacionados com soluções climáticas.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: