TV 247 logo
      HOME > Brasil Sustentável

      Estudo aponta impacto de R$ 1 trilhão no PIB do Brasil com transição energética

      Levantamento destaca desafios estruturais e necessidade de estimular demanda para viabilizar reindustrialização e exportação de produtos de baixo carbono

      (Foto: Agência Brasil )
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A transição energética pode adicionar R$ 1 trilhão ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro até 2030, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (20) pela Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (ABRACE Energia). O levantamento, conduzido pela PwC Strategy, destaca que o Brasil possui condições privilegiadas para se tornar um hub global de descarbonização, impulsionando tanto a produção de biocombustíveis quanto a exportação de produtos industriais de baixo carbono.

      O estudo, no entanto, aponta desafios estruturais que limitam a competitividade da indústria nacional. Um dos principais entraves está no setor energético, onde encargos e subsídios chegam a representar até 70% do custo final da energia elétrica, afetando a competitividade das empresas brasileiras. Além disso, 70% das exportações do país ainda são concentradas em commodities, o que reduz o potencial de agregação de valor à produção nacional.

      Para o presidente da ABRACE Energia, Paulo Pedrosa, a transição energética deve ir além da oferta de energia e incluir estímulos à demanda industrial. “Diferentemente da maioria dos programas e políticas atuais, que focam apenas na oferta de energia, o estudo enfatiza a importância de estimular a demanda para viabilizar um novo ciclo de industrialização no país”, afirmou Pedrosa, que apresentou o levantamento ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

      A pesquisa estima que, até 2030, a transição energética poderá resultar no aumento de 10 GWm (gigawatt médio) no consumo elétrico e na redução de 100 milhões de toneladas de CO₂ na atmosfera, além da geração de cerca de 3 milhões de empregos.

      Para viabilizar essas projeções, o estudo recomenda medidas como simplificação tributária, políticas de eletrificação industrial, estímulo ao financiamento da transição energética, redução de encargos no setor elétrico e regulação do mercado de carbono. Segundo a ABRACE Energia, a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) no Brasil será uma oportunidade para firmar acordos internacionais e atrair investimentos para os setores industriais sustentáveis.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: