Governo de Pernambuco lança programa de acessibilidade com investimento de R$ 400 milhões
Pernambuco Acessível inclui transporte adaptado, reabilitação, inclusão escolar, qualificação profissional para ampliar direitos de pessoas com deficiência
247 - No Dia Mundial da Justiça Social, celebrado nesta quinta-feira (20), a governadora Raquel Lyra lançou o Pernambuco Acessível, o primeiro programa estadual integrado voltado à inclusão e acessibilidade. Com um investimento superior a R$ 400 milhões, a iniciativa pretende ampliar direitos e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência no estado. O anúncio aconteceu em evento oficial, reunindo diversas autoridades e reforçando o compromisso do governo com políticas públicas voltadas à inclusão.
"Desde o início da nossa gestão, já vínhamos colocando em prática ações do Pernambuco Acessível, antes mesmo dele ser lançado oficialmente. Agora, o programa chega com a integração de sete secretarias do Estado, abrangendo diferentes áreas e serviços", afirmou Raquel Lyra. Segundo a governadora, entre as ações estão a ampliação de Centros de Reabilitação, a descentralização da oferta de órteses e próteses e a entrega de vans adaptadas para o transporte escolar.
A vice-governadora Priscila Krause destacou o impacto da iniciativa. "Esse lançamento acontece para que tenhamos a dimensão do compromisso do Governo Raquel Lyra com as pessoas e as famílias de pessoas com deficiência. A maior premissa do nosso governo é desenvolver Pernambuco sem deixar ninguém para trás", afirmou.
Construído a partir do diálogo com a sociedade, o Pernambuco Acessível recebeu mais de 200 sugestões da população, colhidas por meio da escuta ativa “Ouvir para Mudar” e do evento “Acessibilidade: Uma Construção Coletiva”. As ações serão implementadas até dezembro de 2026, tornando o estado uma referência nacional em acessibilidade.
Ações intersetoriais e inclusão
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH) adotará diversas medidas para ampliar a inclusão. Entre elas, a expansão de 360% da Central de Interpretação de Libras (CIL), o aumento de 25% na frota de vans adaptadas do programa PE Conduz e a criação de novos polos de atendimento. "Essa iniciativa traz metas e ações que fomentam ainda mais as políticas públicas voltadas ao público com deficiência, seus familiares e cuidadores", ressaltou a secretária Joana Figueirêdo.
Na área da educação, a proposta inclui a construção e requalificação de centros de atendimento para estudantes com deficiência, além da implantação de 111 novas salas multifuncionais e a requalificação de outras 349. Todos os alunos com deficiência visual, auditiva ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) receberão kits individuais adaptados. Também foram entregues 34 veículos adaptados para garantir transporte escolar adequado. "Esse é um esforço coletivo para garantir que ninguém fique para trás", destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.
O programa também prevê a oferta de mais de cinco mil vagas de qualificação e formação empreendedora para pessoas com deficiência. "É o Estado indo até onde as pessoas estão para garantir acesso à qualificação profissional e promover dignidade", afirmou Amanda Aires, secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.
Expansão na saúde e novos serviços
Na área da saúde, o governo pretende ampliar a oferta de cadeiras de rodas, órteses e próteses, além de inaugurar Centros Especializados de Reabilitação em Caruaru, Petrolina e Serra Talhada. Também estão previstas iniciativas para fortalecer o atendimento a pessoas com TEA e crianças com microcefalia, incluindo capacitação de profissionais e novos cursos de pós-graduação na área.
Para Luís Henrique Amorim, morador de Garanhuns e usuário do PE Conduz, as medidas representam um avanço significativo. "Quanto mais acessibilidade tiver, melhor. Nós também fazemos parte da sociedade. O PE Conduz foi fundamental na minha vida, e esse programa de acessibilidade vai ser um marco", afirmou.
Outra iniciativa é a ampliação do programa Praia Sem Barreiras, que beneficiará cidades como Ipojuca, Tamandaré, Olinda, Paulista, Petrolina e Fernando de Noronha. A Secretaria da Mulher também promoverá qualificação para 25 mil profissionais da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e lançará a Feira da Mulher Empreendedora com Deficiência.
A Secretaria de Assistência Social reforçará o Benefício de Prestação Continuada na Escola e ampliará o cofinanciamento para residências inclusivas. Já a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional fará um mapeamento da população com deficiência para subsidiar novas políticas públicas.
A deputada estadual Socorro Pimentel, líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), destacou a importância da ação. "Esse programa tem um olhar diferenciado em defesa da acessibilidade. Admiro a sensibilidade do governo, que está transformando vidas do litoral ao Sertão", afirmou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: