HOME > Brasil Sustentável

Intercâmbio internacional destaca sucesso das cooperativas baianas em práticas sustentáveis

Cooperativas baianas se destacam e reforçam a sustentabilidade da agricultura familiar

Cooperativas baianas inspiram modelos globais (Foto: André Frutuôso- Ascom/CAR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS) de Moçambique e da Secretaria de Agricultura do Pará visitaram a Bahia nesta semana para um intercâmbio com cooperativas de agricultura familiar, promovido pelo Governo do Estado através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O grupo conheceu de perto as conquistas dessas cooperativas no semiárido baiano, como parte de um esforço para compartilhar experiências e impulsionar práticas sustentáveis e inovadoras.

A comitiva visitou a Cooperativa de Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), em Ribeira do Pombal, que se destaca por sua produção e comercialização de castanha de caju. Com investimentos de R$ 5,8 milhões, a cooperativa beneficia cerca de 750 famílias em 21 municípios, modernizando suas operações e garantindo o crescimento sustentável. Além disso, a Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp) também foi destaque, com seus 268 apicultores cooperados expandindo a produção de mel e conquistando mercados nacionais e internacionais, graças a um aporte de R$ 3,8 milhões.

O intercâmbio, que se encerra na sexta-feira (23), reforçou a Bahia como referência global em agricultura familiar. Os visitantes destacaram o impacto positivo das políticas públicas no estado e a importância da agroindustrialização e do cooperativismo na dinamização da economia local. Representantes de Moçambique e do Pará afirmaram que levarão essas experiências para replicação em suas respectivas regiões, fortalecendo ainda mais as práticas sustentáveis e a inclusão social.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados