TV 247 logo
      HOME > Brasil Sustentável

      Itaipu e Femipa instalam usina solar em hospital beneficente do Paraná

      Projeto vai gerar 2,5 MW de energia para o Hospital São Vicente e reduzir custos de instituições filantrópicas do Estado

      (Foto: Divulgação/Itaipu Binacional)
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Itaipu Binacional e a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa) anunciaram, na sexta-feira (7), um projeto de geração de energia solar para hospitais beneficentes do Estado. O primeiro beneficiado será o Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava (PR), que receberá uma usina fotovoltaica com capacidade de 2,5 Megawatts (MW). A iniciativa integra o programa Femipa Energia, apresentado no último dia 3, em Curitiba, e pretende reduzir custos operacionais de instituições que enfrentam dificuldades financeiras para manter seus serviços.

      A usina será instalada em um terreno de 30 mil metros quadrados, adquirido pelo hospital às margens da PR-170, na saída para Pinhão. Do total de energia gerada, 1,6 MW atenderá integralmente o consumo das duas unidades do São Vicente, enquanto o excedente será destinado ao Hospital Santa Tereza. O investimento, segundo a Itaipu, faz parte do compromisso socioambiental da empresa em fomentar a sustentabilidade e garantir melhores condições de atendimento à população.

      O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou a importância da parceria. “Com esse projeto, será possível gerar energia solar para os hospitais beneficentes da região, quase zerando a conta dessas entidades. Isso permite que elas possam investir mais na qualidade dos seus serviços, que é a grande dificuldade na gestão dessas entidades”, afirmou.

      O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, reforçou que a iniciativa impactará diretamente os pacientes, garantindo que os hospitais tenham melhores condições de atendimento. Já o diretor financeiro executivo da empresa, André Pepitone, ressaltou a relevância da atuação da companhia na área social. “A Itaipu Binacional é um exemplo mundial em ações ambientais e sociais. Hoje, vemos seu viés social beneficiando a sociedade de Guarapuava com investimentos no hospital e na geração de energia limpa e renovável. Recursos que antes eram usados para pagar a conta de luz poderão ser destinados a outras atividades do hospital”, afirmou.

      Para o presidente do Hospital São Vicente, Odacir Tonelli, o projeto trará alívio financeiro a uma instituição que enfrenta dificuldades constantes. “Estamos avançando todos os dias, apesar das dificuldades, pois o SUS não cobre muitos tipos de exames que o hospital precisa, como o exame de mama. O hospital está pagando essa diferença”, explicou.

      Já o presidente da Femipa, Charles London, lembrou que a proposta surgiu dentro da própria entidade e foi prontamente acolhida pela Itaipu. “Apresentamos a ideia das placas solares para a Itaipu, que prontamente aceitou, e essa parceria será um avanço para todo o Paraná”, afirmou.

      A expectativa é que o programa Femipa Energia, que receberá um investimento de mais de R$ 81 milhões da Itaipu, beneficie outras Santas Casas e hospitais sem fins lucrativos do Paraná, reduzindo os custos de energia em até R$ 11,7 milhões por ano. Segundo a Femipa, a economia representa 35% do consumo energético dessas instituições, permitindo que os recursos economizados sejam direcionados para a ampliação e qualificação dos serviços de saúde oferecidos à população.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: