Lucas Kallas: “mineração de ferro já contribui para a descarbonização”
Presidente da Cedro Mineração afirma àTV 247 que a empresa tem se destacado pela adoção de práticas sustentáveis
247 - O presidente da Cedro Mineração, Lucas Kallas, concedeu entrevista à TV 247 e avaliou as relações comerciais entre Brasil e China e o peso da mineração nestas transações. Kallas explicou que a Cedro Mineração produz cerca de 7 milhões de toneladas de minério de ferro anualmente e tem se destacado pela adoção de práticas sustentáveis.
"Fomos uma das primeiras mineradoras a descaracterizar uma barragem de rejeito e a usar filtragem do minério. Hoje, não enviamos rejeito para barragens; todo o minério é filtrado, e 90% da água é recuperada e retorna ao ciclo," afirmou. Segundo Kallas, a empresa está investindo na transição para a produção de pellet feed, um minério com alto teor e baixa sílica, que pode reduzir em 50% as emissões de carbono na siderurgia.
O CEO abordou a importância da China como mercado para o minério de ferro brasileiro. "A China consome 80% da produção mundial de minério de ferro. Temos que manter uma boa relação com a China, pois a sua economia tem um impacto significativo sobre o Brasil," afirmou Kallas. Ele também expressou preocupações sobre o futuro da relação bilateral, sugerindo que o Brasil precisa fortalecer suas próprias capacidades e infraestrutura para se adaptar às novas demandas e padrões internacionais.
Assista na íntegra:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: