MST lança '2ª Jornada da Natureza' para combater crise ambiental no Paraná
Jornada tem como objetivo reforçar a integração da luta pela reforma agrária com ações ambientais
247 - O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná realizará, entre os dias 27 de maio e 7 de junho, a '2ª Jornada da Natureza - Semeando Vida para Enfrentar a Crise Ambiental'. As atividades ocorrerão em diversas regiões do estado, em comemoração ao Dia da Mata Atlântica (27 de maio) e ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).
A jornada tem como objetivo reforçar a integração da luta pela reforma agrária com ações ambientais, como parte do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, do MST. O plano visa plantar 100 milhões de árvores até 2030. Serão lançadas 15 toneladas de sementes de juçara e araucária em várias comunidades do estado.
Segundo Tarcísio Leopoldo, integrante da direção estadual do MST, "nosso objetivo é trazer o debate sobre a importância de grandes medidas para enfrentar a crise ecológica. É a organização popular tomando a frente, mostrando que é possível fazer a luta pela terra, produzir alimentos e cuidar do meio ambiente."
As atividades incluem o lançamento de sementes de palmeira juçara e pinhão, além de oficinas sobre questões ambientais e a implantação de sistemas agroflorestais comunitários. A juçara, conhecida como açaí da Mata Atlântica, será semeada em parceria com comunidades indígenas e assentamentos agroflorestais, enquanto a araucária, que também corre risco de extinção, será plantada em várias regiões.
A Receita Federal facilitará o desembaraço aduaneiro das doações internacionais destinadas às ações da jornada, por meio do programa "Receita Via Rápida". As doações serão isentas de tributos e poderão ser despachadas por meio de Declaração Simplificada de Importação.
A 2ª Jornada da Natureza conta com a colaboração de várias entidades, como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e outras instituições acadêmicas e governamentais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: