TV 247 logo
    HOME > Brasil Sustentável

    Refúgio Biológico da Itaipu celebra o Dia Internacional das Florestas com ações de enriquecimento ambiental

    No Dia Internacional das Florestas, atividades no Refúgio Biológico Bela Vista promovem o bem-estar de espécies essenciais para a manutenção das florestas

    Jacutinga com árvore de frutas (Foto: William Brisida/Itaipu Binacional)
    Aquiles Lins avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Na última sexta-feira (21), o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), da Itaipu Binacional, celebrou o Dia Internacional das Florestas com uma série de atividades voltadas para o enriquecimento ambiental das espécies que desempenham um papel vital na preservação dos ecossistemas florestais. As ações foram focadas especialmente em animais conhecidos como "jardineiros das florestas", cujas atividades ajudam na dispersão de sementes e na manutenção da biodiversidade local.

    Entre as ações realizadas, as jacutingas, aves típicas da região, saborearam bananas e mamões dispostos em uma pequena árvore, projetada para estimular seu comportamento alimentar natural. Já as cutias, roedores que habitam a área, receberam trouxinhas de almeirão recheadas com castanhas-do-Pará e amêndoas, enquanto as antas foram estimuladas com um varal de frutas, simulando situações que encontrariam em seu habitat natural. Essas atividades têm como objetivo aproximar os animais de seus comportamentos instintivos, fundamentais para seu bem-estar e saúde.

    Segundo Fabiana Stamm, zootecnista da Itaipu, essas práticas são essenciais para o desenvolvimento dos animais. “Os enriquecimentos ambientais são importantes para que os animais apresentem comportamentos naturais que eles encontrariam na natureza. Então eles precisam puxar os alimentos das árvores, por exemplo, e é esse mimetismo que estamos promovendo”, explica Fabiana, ressaltando a importância das atividades para o desenvolvimento psicológico e físico dos animais em cativeiro.

    Além das ações focadas nas espécies dispersoras de sementes, o Refúgio também promoveu uma atividade especial para a lontra, em celebração ao Dia Mundial da Água. O animal recebeu um cubo de gelo com peixes dentro e se divertiu com um refrescante banho de mangueira. A iniciativa buscou promover o bem-estar do animal, respeitando seu comportamento natural de caça e interação com o ambiente aquático.

    A boa receptividade dos animais às atividades demonstrou a eficácia do programa, e o Refúgio Biológico planeja dar continuidade às iniciativas de enriquecimento ambiental. Paulo Roberto Dalla Corte, cuidador dos animais do RBV, conhecido como "Seu Paulo", destaca que a resposta positiva dos animais é o maior incentivo para continuar o trabalho. "Eles nadam, se divertem e brincam com a gente. Nossa alegria é ver o bem-estar deles", diz ele, emocionado com o vínculo criado entre os animais e a equipe.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: