"A nova marca de Itaipu é uma conquista de todas as brasileiras e brasileiros", destaca ministro Alexandre Silveira
Usina de Itaipu entra - de novo - para o Guinness World Records como a maior produtora de energia elétrica acumulada do planeta
247 - A Itaipu Binacional será oficialmente incluída em uma nova categoria do Livro Guinness dos Recordes nesta sexta-feira (1º), tornando-se a usina com a "Maior produção de energia elétrica acumulada" do mundo. A cerimônia de outorga ocorrerá no hall do Edifício da Produção da usina, com a presença de ministros de estado do Brasil e Paraguai, além das diretorias binacionais. O evento contará ainda com a presença de uma juíza do Guinness Book, que concederá oficialmente o título ao empreendimento.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a importância desse reconhecimento internacional para o Brasil, atribuindo a conquista ao empenho do governo brasileiro e às políticas de incentivo à transição energética: "a nova marca de Itaipu no livro dos recordes é uma conquista de todas as brasileiras e brasileiros, do nosso protagonismo na transição energética, mas especialmente das políticas do Ministério de Minas e Energia, do governo do presidente Lula e do exemplo de gestão do companheiro Ênio Verri à frente da binacional pelo lado do Brasil", enfatizou Silveira.
Inaugurada em 1984, a Itaipu Binacional já constava no Guinness como o objeto mais valioso da Terra, devido ao investimento de US$ 27 bilhões em sua construção. Agora, o título de maior produtora de energia acumulada reforça o papel da usina como referência mundial em geração de energia limpa e renovável, um ponto crucial no contexto da transição energética.
O processo de validação para um recorde no Guinness é rigoroso. A equipe de gerenciamento de registros do Guinness realiza pesquisas independentes, revisa inscrições e toda a documentação enviada, além de verificar a autenticidade dos dados apresentados. Essa minuciosa análise garantiu que Itaipu conquistasse mais uma vez um lugar de destaque entre as grandes obras da engenharia e infraestrutura globais.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: