ABJD cobra investigação imediata de ataque fatal ao MST em São Paulo
Ataque deixou três militantes mortos
247 - A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) manifestou solidariedade às famílias do assentamento Olga Benário, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Tremembé (SP), alvo de um ataque a tiros fatal na última sexta-feira (10). A entidade classificou o atentado como "grave e vil" e cobrou a "imediata apuração dos fatos" pelas autoridades estaduais e federais.
"Com tristeza e indignação, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) manifesta solidariedade às companheiras e companheiros do Movimento Sem Terra (MST), diante do grave e vil ataque ocorrido por grupo armado na noite desta sexta-feira (10), que invadiu o Assentamento Olga Benário, em Tremembé (SP), e atirou nas famílias, ocasionando a morte dos companheiros Valdir Nascimento, Gleison Barbosa e Denis Carvalho, além de terem ficado feridas outras pessoas em estado grave. Assim, exigimos a imediata apuração dos fatos pelas autoridades de Segurança Pública do estado de São Paulo e órgãos federais competentes", diz o documento deste domingo (12).
A Polícia Civil de São Paulo informou que prendeu na tarde de sábado (11) um dos suspeitos de matar as pessoas que participavam do assentamento no interior paulista. De acordo com a polícia, o detido, que é apontado como mentor intelectual do crime, é conhecido como Nero do Piseiro e já tinha passagem criminal por porte ilegal de arma de fogo. Ele foi reconhecido por testemunhas que viram os criminosos chegando ao local em carros e motos. Os crimes ocorreram na noite de sexta no assentamento Olga Benário, na Estrada Canegal, por volta das 23 horas.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou que a Polícia Federal instaure inquérito para apurar o ataque. A pasta informou que uma equipe da PF, com agentes, perito e papiloscopista, já foi deslocada para Tremembé.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: