TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Acusado de assédio sexual, presidente da Caixa também já foi denunciado por assédio moral

    Denúncias mencionam, entre outros, "cultura autoritária e assediante" e "cobranças excessivas por metas e comportamentos abusivos" por parte de Pedro Guimarães

    Jair Bolsonaro e Pedro Guimarães (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

    247 - Sob denúncias de assédio sexual, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, também já foi acusado de ter praticado assédio moral contra funcionários da instituição. A informação é da coluna do Lauro Jardim no jornal O Globo.

    No final de 2021, Guimarães foi notificado pela Procuradoria do Trabalho para não submeter funcionários a "situações de constrangimento." Durante evento da Caixa em Atibaia-SP, o presidente havia obrigado empregados a fazerem flexões e dar estrelas, o que lhe rendeu ao menos duas representações e uma apuração para averiguar sua conduta.

    As procuradorias do Trabalho de São Paulo e do Distrito Federal receberam notícias de fato pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), e chegaram a abrir procedimento para investigar o comportamento do presidente. No entanto, tudo foi arquivado.

    O mesmo ocorreu com uma representação protocolada em dezembro, no Ministério Público Federal, pela deputada federal Erika Kokay (PT). Ela mencionou “inequívoca adoção de uma cultura autoritária e assediante, baseada no assédio moral, no achincalhamento, no constrangimento e na humilhação dos empregados públicos.”

    Já o Sindicato dos Bancários de São Paulo também denunciou Guimarães por assédio moral em 2020, por, entre outros, "cobranças excessivas por metas e comportamentos abusivos", ainda segundo a coluna do Lauro Jardim.

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: