Alckmin: 'Zanin tem comprovado saber jurídico e vai zelar pela integridade da nossa Constituição'
O vice-presidente da República afirmou que o advogado vai assumir uma "honrosa empreitada" no STF
247 - O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), demonstrou apoio ao novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin Martins. Ao lembrar da posse, que aconteceu nesta quinta-feira (3), em Brasília (DF), Alckmin classificou o advogado como um jurista "de verificado compromisso com a defesa do Estado Democrático de Direito no Brasil e de comprovado saber jurídico".
"Desejo sucesso ao ministro Zanin em sua honrosa empreitada, zelando pela integridade de nossa Constituição, 'o documento da liberdade, da dignidade, da democracia, da justiça social do Brasil', como dizia Ulysses Guimarães", postou o vice-presidente no Twitter. O novo ministro recebeu os cumprimentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Internautas e analistas também escreveram mensagens de apoio a Zanin.
Em junho, senadores aprovaram a indicação do advogado para uma vaga no Supremo. O primeiro tema a ser julgado por Zanin será o juiz de garantias, que teria a responsabilidade de conduzir a instrução do processo e supervisionar investigações, e outro magistrado ficaria encarregado do julgamento em si, podendo culpar ou absolver a pessoa investigada.
Zanin vai integrar a Primeira Turma da Corte, e não deverá participar de julgamentos de ações da Lava Jato. O jurista defendeu Lula em processos judiciais quando a operação tinha o atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR) como juiz de primeira instância. Em 2021, o STF declarou a suspeição do ex-magistrado e devolveu os direitos do petista.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: