TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Alcolumbre devolve MP autoritária que permitia a Bolsonaro intervir nas universidades

      Em sua decisão, Alcolumbre afirma que o ato viola a Constituição. "O parlamento permanece vigilante na defesa das instituições e no avanço da ciência", diz o presidente do Senado

      Davi Alcolumbre, Abraham Weintraub e Jair Bolsonaro (Foto: ABr)

      247 - O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, devolveu nesta sexta-feira (12) a Jair Bolsonaro a Medida Provisória que permite ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, escolher reitores temporários para as universidades federais durante período de pandemia de coronavírus. Com informações de Thais Arbex, da CNN.

      A MP, na prática, dá a Weintraub o poder de interferir nas universidades e institutos federais.

      Na decisão, Alcolumbre afirma que o ato viola a Constituição. "O parlamento permanece vigilante na defesa das instituições e no avanço da ciência", diz o presidente do Senado.

      "Cabe a mim, como Presidente do Congresso Nacional, não deixar tramitar proposições que violem a Constituição Federal", escreveu Alcolumbre no Twitter.

      O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, já havia dito que que a MP é inconstitucional.

      Em troca de mensagens com o jornalista Igor Gadelha, da CNN, Weintraub não quis comentar a atitude de Alcolumbre.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: