Ana Flávia Magalhães Pinto deixará a direção do Arquivo Nacional em fevereiro
Gestão sofreu com críticas relacionadas à falta de planejamento, cortes orçamentários e dificuldade de articulação política
247 - A historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto deixará o cargo de diretora-geral do Arquivo Nacional (AN) em fevereiro de 2025, menos de dois anos após assumir a função. A decisão foi comunicada internamente no último dia 27 de dezembro, mas ainda não há informações sobre sua substituição ou detalhes do desligamento.
Magalhães Pinto assumiu a direção-geral do AN em 17 de março de 2023, após o órgão ser transferido para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Em sua posse, prometeu priorizar a missão institucional do Arquivo Nacional, defendendo a preservação do patrimônio histórico brasileiro. Contudo, sua gestão sofreu com críticas relacionadas à falta de planejamento, cortes orçamentários e dificuldade de articulação política.
Com o fim do mandato de Ana Flávia Magalhães Pinto, o governo Lula terá a oportunidade de redefinir a direção do Arquivo Nacional. Especialistas e servidores defendem a escolha de um(a) profissional com experiência em instituições arquivísticas, comprometido(a) com a missão do órgão e capaz de resistir a propostas de terceirização que ameaçam os arquivos públicos.
[Com base em informações publicadas pelo Giro da Arquivo]
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: