TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Anatel confirma bloqueio do Rumble pelas operadoras brasileiras

      A suspensão veio após a plataforma descumprir ordens judiciais do Supremo Tribunal Federal

      Rumble (Foto: Reprodução)
      Dayane Santos avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que a maioria das operadoras de telecomunicações já bloqueou o acesso à plataforma de vídeos Rumble no Brasil, atendendo a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou na sexta-feira (21) a suspensão do serviço no país.

      De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, nesta segunda-feira (24), a Anatel enviará um relatório ao STF detalhando o cumprimento da decisão. O Brasil conta com mais de 21 mil prestadoras de telecomunicações, e o processo de desativação da plataforma não ocorre de forma imediata devido às exigências técnicas e burocráticas envolvidas, como ocorreu anteriormente com o bloqueio e desbloqueio do X (antigo Twitter).

      "Na avaliação realizada pela agência em diversos pontos do país, identificou-se que o bloqueio já foi implementado para a maioria dos acessos examinados", informou a Anatel em nota.

      Como um resposta a ação de Moraes, foi impetrada uma ação conjunta em um tribunal federal dos Estados Unidos, movida pela plataforma Rumble e por uma empresa de mídia associada ao ex-presidente norte-americano Donald Trump, tentando derrubar as medidas de Moraes.

      No Brasil, a plataforma descumpriu ordens judiciais anteriores, que estavam sob sigilo, mas recentemente tornaram-se públicas. De acordo com o STF, a suspensão da rede social permanecerá em vigor até que a empresa cumpra as determinações judiciais, sob pena de multas. 

      Segundo o ministro, a decisão visa combater "reiterados, conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais, além da tentativa de não se submeter ao ordenamento jurídico e Poder Judiciário brasileiros, para instituir um ambiente de total impunidade e 'terra sem lei' nas redes sociais brasileiras".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados