TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Após 16 anos, projeto sai do papel e caças F-39 Gripen entram em operação na FAB

      As quatro primeiras unidades fabricadas na Suécia e trazidas para o Brasil em navios serão incorporadas nesta segunda-feira (19) ao 1.º Grupo de Defesa Aérea

      (Foto: Saab/Divulgação)
      Camila Franca avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Força Aérea Brasileira (FAB) terá, após 16 anos desde o lançamento do projeto FX-2, o caça sueco F-39 Gripen E/F em operação nesta segunda-feira (19). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

      O momento é celebrado pela FAB, pois trata-se da mais moderna aeronave em operação na América Latina, que vai equipar o 1.º Grupo de Defesa Aérea (1.º GDA), localizado em Anápolis (GO).

      Um dos pilares dos projetos estratégicos do Ministério da Defesa, a renovação da frota de caça, teve orçamento prévio para a compra e a entrega até 2027 de 36 Gripen por US$ 5,4 bilhões, o equivalente a  R$ 28,7 bilhões em valores atuais. Mas outras quatro aeronaves foram acrescidas neste ano ao contrato em vigor, totalizando 40 caças que serão produzidos pela Saab em parceria com a Embraer.

      “As quatro primeiras unidades fabricadas na Suécia e trazidas para o Brasil em navios serão incorporadas nesta segunda-feira ao 1.º GDA. As 15 últimas do primeiro lote de 36 caças serão construídas no Brasil. O acordo para a compra do Gripen prevê a transferência de tecnologia para o Brasil e o treinamento de dois anos para 350 profissionais que vão cuidar da montagem das aeronaves na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP)”, diz trecho da reportagem. 

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: