TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Após bloqueio do X, STF pede remoção de perfis falsos na plataforma Bluesky

    Um dos perfis falsos era “STF oficial”

    Bluesky (Foto: Divulgação / Bluesky)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O Supremo Tribunal Federal (STF) pediu à plataforma Bluesky a remoção de perfis falsos com o nome do tribunal. O STF alertou a Bluesky não por vias judiciais, mas dentro da própria plataforma, por vias administrativas, informa a jornalista Malu Gaspar no Globo.

    Um dos temores do tribunal era o de que as contas poderiam confundir os usuários e contribuir para a propagação de notícias falsas ao tentar simular o canal oficial do STF.

    Em uma das postagens dessas contas falsas que se propagaram na rede Bluesky e circularam em grupos de WhatsApp ao longo deste final de semana, o perfil “STF oficial” informou falsamente que o Partido dos Trabalhadores foi incluído pelo ministro Alexandre de Moraes na lista de investigados do tribunal pelo uso de VPN após o banimento do X.

    Segundo a postagem do perfil falso do STF na Blue Sky, o PT teria passado a ser investigado por Moraes após acusações de que membros do partido “teriam utilizado VPNs para acessar a rede social”, o que não é verdade.

    A suspensão do X no Brasil, imposta pelo ministro do STF Alexandre de Moraes na sexta-feira (30), impulsionou a migração de usuários brasileiros para plataformas alternativas, sobretudo o Bluesky. Esses serviços já vinham atraindo descontentes desde a compra do X por Elon Musk em 2022, mas a decisão judicial acelerou significativamente esse processo. O Bluesky, por exemplo, alcançou um pico de 2,07 milhões de postagens na quarta-feira (28).

    O Bluesky relatou um aumento significativo no número de usuários brasileiros, com mais de 880 mil novos registros em apenas dois dias, elevando o total para cerca de 7 milhões de usuários ativos. A plataforma também lançou uma atualização para diminuir a toxicidade no ambiente online, incluindo funcionalidades como a separação de postagens originais das citações e a opção de ocultar respostas, buscando melhorar a qualidade das interações.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados