Bluesky bate a marca de 1 milhão de usuários em três dias
Canal alternativo de comunicação está recebendo cada vez mais internautas após a rede social X, do bilionário Elon Musk, descumprir uma determinação do STF
247 - O Bluesky informou neste sábado (31) que alcançou a marca de 1 milhão de usuários em aproximadamente 72 horas. Internautas migraram para a plataforma após o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a suspensão do funcionamento da rede social X no país, por não ter indicado um representante legal no Brasil até a última quinta-feira (29).
Desde o início da manhã deste sábado (31), usuários de algumas operadoras de telefonia celular relataram dificuldades em acessar a plataforma, enquanto outros ainda afirmavam que ela estava disponível.
No último dia 17, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil e acusou Moraes de ameaça. O anúncio foi feito após sucessivos descumprimentos de determinações do ministro, incluindo a que determinou o bloqueio do perfil do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e de outros investigados.
No post que anunciou a saída do Brasil, o bilionário divulgou uma decisão sigilosa do ministro. O documento dizia que o X se negou a bloquear perfis e contas no contexto de um inquérito da Polícia Federal (PF) que apura a obstrução de investigações de organização criminosa e incitação ao crime.
Ao justificar a suspensão da rede social, Moraes citou o Marco Civil da Internet e afirmou que empresas de internet devem ter representação no Brasil e cumprir decisões judiciais sobre a retirada de conteúdo considerado ilegal. O ministro também alegou que Musk retirou a empresa do Brasil com o objetivo de não cumprir decisões do STF.
Em seu perfil no X, Musk postou, na madrugada deste sábado, que a plataforma é a fonte de notícias mais utilizada no Brasil. “É o que o povo quer”, escreveu. “Agora, o tirano de Voldemort está destruindo o direito das pessoas à liberdade de expressão”, continuou, referindo-se a Moraes e fazendo uma analogia com o vilão da saga Harry Potter, Lord Voldemort. “A liberdade de expressão é o fundamento da democracia”, concluiu Musk. (com informações da Agência Brasil).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: