Bolsonaro diz que Putin defende Amazônia como patrimônio brasileiro, e não da humanidade, e agradece presidente russo
Jair Bolsonaro disse que o presidente russo defendeu a soberania brasileira (vídeo)
247 - Jair Bolsonaro agradeceu o presidente russo, Vladimir Putin, por ter dito que a Amazônia é um patrimônio brasileiro, e não da humanidade. Conforme citou Bolsonaro em coletiva de imprensa em Moscou, ao lado de Putin, outros presidentes não têm esta mesma avaliação.
"Quando alguns países questionaram a Amazônia como patrimônio da humanidade, quero agradecer a sua intervenção, que sempre esteve ao nosso lado em defesa da nossa soberania. Muito obrigado, Putin, pela acolhida", disse Bolsonaro.
A fala de Bolsonaro refere-se a um embate ocorrido em agosto de 2019 entre ele e o presidente francês, Emmanuel Macron. Diante do aumento dos registros de queimadas na Amazônia, Macron classificou os incêndios como uma "crise internacional" e pediu que os países do G7 discutissem o tema.
Bolsonaro então acusou seu homólogo francês de "instrumentalizar uma questão interna" do Brasil para "ganhos políticos", fazendo uso de uma "mentalidade colonialista descabida".
Em novembro daquele ano, o Brasil conseguiu incluir no texto final da declaração da 11ª Cúpula dos Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, China e África do Sul – que a cooperação internacional sobre as florestas "deve respeitar a soberania nacional".
Bolsonaro desembarcou na Rússia na terça-feira (15) em meio a tensões do país europeu com a Ucrânia. Putin havia ordenado a movimentação de tropas em regiões de fronteira com a Ucrânia.
Com informações da Deutsche Welle
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: