Bolsonaro elogia o Flamengo e defende MP do futebol
Jair Bolsonaro defendeu a medida provisória 984, que dá ao time mandante exclusividade no "direito de arena". “Isso é livre mercado, é maravilhoso”, exclamou Bolsonaro
247 - Jair Bolsonaro comentou sobre a “MP do futebol” em livre presidencial nesta quinta-feira, 2. Ele comentou o jogo entre Flamengo e Boavista que foi divulgado pela FlaTV no YouTube e não na Globo, que nesta quinta rescindiu o contrato com o Campeonato Carioca.
Ele ainda mandou uma indireta para a emissora: “tinha uma televisão que tinha o monopólio e pagava - acho - 500 mil, 600 mil por cada jogo”. “O Flamengo faturou mais de 10 milhões ontem”, afirmou.
“Então parabéns ao Flamengo, parabéns ao presidente Jair Bolsonaro que assinou a medida provisória”, disse ao mostrar a camisa do clube rubro-negro e pedir desculpas para Felipe Melo, jogador bolsonarista do Palmeiras.
Para Bolsonaro, a MP dá “liberdade para que times de futebol negociem”. “Havendo essa concorrência, com o time decidindo para quem vai vender o seu direito de imagem, o time que estiver melhor vai vender mais caro. Então não existe acomodação”, declarou. “Isso é livre mercado, é maravilhoso”, reforçou.
E concluiu: “eu ouso dizer que o futebol brasileiro está tendo uma alavancagem enorme por causa disso”
MP do futebol
Em meados do mês de junho, a diretoria do clube se reuniu com Jair Bolsonaro, que publicou uma medida provisória que tira exclusividade da Globo na transmissão de jogos de futebol.
A MP 984 torna o “direito de arena” uma exclusividade da equipe mandante dos jogos esportivos. Desta forma, é o clube que joga em casa que terá os direitos de transmissão dos eventos. O texto favoreceu o Flamengo, que não assinou com a Globo, e prejudicou a rede televisiva, após o rubro-negro transmitir seu jogo contra o Boavista na quarta-feira, 1º, pelo seu canal FlaTV, no YouTube.
A MP, apesar de prejudicar a Globo, acabou sendo criticada por alguns que alegam que tornar o “direito de arena” uma exclusividade da equipe mandante irá favorecer os times grandes, enquanto os times pequenos deixarão de ganhar dinheiro com a transmissão de jogos, pois terão mais dificuldade para vender a divulgação.
Nesta quinta-feira, 2, a Globo anunciou que não irá mais transmitir o campeonato em seus canais. A emissora disse ter rescindido o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e com os clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: