Brasil avança em cooperação com o Canadá para ampliar conectividade via satélite
Ministro Juscelino Filho discute acordo com a Telesat e a MDA Space para transferência de tecnologia e inclusão digital
247 - O Ministério das Comunicações iniciou, nesta quarta-feira (19), uma série de compromissos no Canadá para fortalecer a cooperação técnica entre os dois países no setor de telecomunicações. A informação é do portal oficial do governo brasileiro.
Em Montreal, o ministro Juscelino Filho se reuniu com executivos das empresas Telesat e MDA Space para discutir o desenvolvimento de uma constelação de satélites de órbita baixa, voltada ao atendimento corporativo e à expansão da conectividade no Brasil.
Durante o encontro, Juscelino Filho e o CEO da Telesat, Daniel Goldberg, alinharam os primeiros passos para a assinatura de um memorando de entendimento entre os governos do Brasil e do Canadá. O acordo visa ampliar a cooperação técnica e a transferência de tecnologia entre a Telebras, a Visiona e a Telesat, com o objetivo de impulsionar a inclusão digital no território brasileiro.
"O Brasil tem avançado na ampliação do acesso à conectividade, especialmente em áreas remotas e carentes de infraestrutura digital. A tecnologia de satélites de baixa órbita representa uma oportunidade estratégica para levar internet de alta velocidade a mais brasileiros, reduzindo desigualdades e impulsionando o desenvolvimento. Nossa agenda no Canadá reforça o compromisso do Ministério das Comunicações em buscar parcerias inovadoras e cooperação técnica para fortalecer a inclusão digital no país", afirmou o ministro.
A Telesat, que possui 55 anos de experiência no setor de satélites geoestacionários, iniciou no ano passado os testes para a sua nova constelação de satélites de baixa órbita, denominada Telesat Lightspeed. A tecnologia permitirá maior velocidade de rede e estabilidade de conexão, proporcionando internet de alta performance em regiões de difícil acesso. A expectativa é que os serviços comerciais tenham início em 2027.
A MDA Space, outra gigante do setor aeroespacial canadense, será responsável pelo desenvolvimento e fabricação dos satélites dessa constelação. No total, serão 198 satélites posicionados a uma altitude de 1,3 mil quilômetros. O investimento previsto para o projeto já atinge a marca de US$ 3,8 bilhões.
Com essa parceria, o Brasil busca avançar em soluções que possam atender não apenas grandes centros urbanos, mas também comunidades isoladas que ainda sofrem com a falta de acesso à internet. O memorando entre Brasil e Canadá promete fortalecer o setor de telecomunicações e abrir novas possibilidades para a inclusão digital e a modernização da infraestrutura tecnológica brasileira.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: