Cármen prega liberdade de escolha contra “cabresto digital”
Cármen Lúcia abordou os desafios impostos pela era digital
247 - A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou a importância da liberdade de escolha do eleitor brasileiro em seu discurso de abertura do Programa de Convidados Internacionais para as Eleições Municipais de 2024, nesta sexta-feira (4). O evento faz parte da preparação para o primeiro turno do pleito, marcado para 6 de outubro.
Durante sua fala, Cármen Lúcia abordou os desafios impostos pela era digital, a luta contra a desinformação e o papel da Justiça Eleitoral para garantir que o voto no Brasil seja verdadeiramente livre.
"A tecnologia melhorou o processo eleitoral no Brasil desde a introdução das urnas eletrônicas, em 1996", reconheceu a ministra, em fala repercutida pelo portal Metrópoles. No entanto, ela alertou para os perigos que a manipulação de informações e o uso abusivo de algoritmos representam para a democracia. “O algoritmo tem interesses e não liga para a vida dos outros, a não ser para aquele que o domina. Temos de lembrar: somos seres humanos, não somos máquinas", enfatizou.
A ministra foi enfática ao destacar que a chamada era digital, embora tenha trazido avanços, também impõe riscos sérios à liberdade de escolha dos cidadãos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: