Cartas a Lula vão virar filme
As mais de 30 mil cartas que o ex-presidente Lula recebeu enquanto foi preso político serão organizadas e digitalizadas por uma equipe de pesquisadores brasileiros, franceses e argentinos. O material gerou um site, uma peça de teatro e vai virar filme
247 - As mais de 30 mil cartas que o ex-presidente Lula recebeu enquanto foi preso político serão organizadas e digitalizadas por uma equipe de pesquisadores brasileiros, franceses e argentinos. O material gerou um site, uma peça de teatro e vai virar filme.
"A historiadora francesa Maud Chirio, fundadora da Rede Europeia pela Democracia no Brasil (RED.Br), foi uma das idealizadoras do trabalho e contou a Lula que “essas cartas não são apenas sobre o Lula, são sobre democracia, sobre solidariedade e sobre como as políticas públicas mudaram a vida das pessoas”.
“Quando tivemos contato com essas cartas ficou óbvio o valor que elas tinham. São relatos emocionantes, de pessoas que mudaram de vida por conta da política. Numa época de negação da política, essas cartas são a prova de que a política é importante para a vida real das pessoas”, conta Maud.
A historiadora disse também que o momento político e os ataques ao Instituto Lula a fizeram temer pela segurança desse material. “Avaliamos que esse material está em risco pela perseguição que aconteceu aqui e, como historiadores, nos dedicamos a divulgar e preservar a riqueza que tem ali.”
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: