Celso Amorim defende impeachment de Bolsonaro diante do caos em Manaus: “é uma incúria absoluta”
“Manaus é a nossa Barcelona quando foi bombardeada, a nossa Guernica. O que está acontecendo lá é um descaso e o governo federal sabia o que ia acontecer e não tomou providências”, afirmou o ex-ministro à TV 247. Assista
247 - O embaixador e ex-ministro Celso Amorim foi questionado na TV 247 sobre o impeachment de Jair Bolsonaro. Para ele, esta é uma pauta que precisa ser colocada em jogo no Brasil, principalmente depois da crise de abastecimento de oxigênio em Manaus.
Amorim comparou o colapso do sistema de saúde da capital amazonense ao bombardeio de Guernica, no norte da Espanha, em 1937. A pacata região foi alvo do primeiro bombardeio aéreo maciço contra a população indefesa de toda uma cidade na história da Europa. O local tornou-se um símbolo, e a estratégia contra civis um princípio da moderna maquinaria de guerra. “Eu não sei o que aconteceria. Não sei se passa ou não passa. Mas acho que o que está acontecendo em Manaus, Manaus é a nossa Barcelona quando foi bombardeada, a nossa Guernica. O que está acontecendo lá é um descaso e o governo federal sabia o que ia acontecer e não tomou providências. Pelo contrário, várias pessoas ligadas ao governo aplaudiram quando se recusou a ideia de lockdown. Gente, Manaus teve uma crise séria em abril. Será que não viram que isso poderia acontecer? É uma incúria absoluta”.
Para Celso Amorim, “Manaus poderia ser o começo de uma virada” pelo impeachment.
Inscreva-se na TV 247, seja membro e compartilhe:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: