Celso Amorim: Lula "gostaria de ter ido" à Rússia, mas viagem "seria um risco desnecessário" após acidente
Ex-chanceler disse ter conversado com Lula por telefone após o presidente ter sofrido um acidente doméstico e tranquilizou: "total clareza de ideias"
247 - O presidente Lula (PT) se encontra "com total clareza de ideias e linguagem perfeita" após o acidente doméstico ocorrido no sábado (19), no Palácio da Alvorada, onde sofreu uma queda no banheiro. A informação foi confirmada ao Valor Econômico pelo ex-chanceler e assessor especial da Presidência, Celso Amorim, que destacou a boa recuperação de Lula, embora a situação tenha levado ao cancelamento de sua viagem à Rússia, onde participaria da XVI Cúpula do BRICS, em Kazan.
Amorim, que retornou recentemente de uma missão na China, conversou com o presidente por telefone e relatou sua boa disposição. "Falei ao telefone [com o presidente]. Claro que ele gostaria de ter ido, mas temos que enfrentar a vida como ela é. Dezessete horas de voo seria um risco desnecessário", disse Amorim. Ele também afirmou que Lula ficou satisfeito com o relato da missão na China, onde foram discutidos preparativos para a visita de Estado do presidente Xi Jinping ao Brasil, marcada para novembro.
Apesar do incidente, Lula continuará participando ativamente da cúpula por meio de teleconferência. Inicialmente, o presidente tinha prevista apenas uma reunião bilateral com Vladimir Putin, presidente da Rússia, mas outros encontros com líderes globais seriam organizados durante a viagem.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: