CNJ investiga suposto nepotismo cruzado em caso envolvendo família de desembargador de Mato Grosso
Relatório aponta que mulher e filho do desembargador Sebastião de Moraes Filho foram contratados em gabinetes de outros juízes sem comprovação de trabalho
247 - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apura indícios de nepotismo cruzado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) envolvendo a mulher e o filho do desembargador Sebastião de Moraes Filho. Marlene Prado de Moraes e Márcio Thadeu Prado de Moraes foram contratados em gabinetes de outros magistrados entre 2017 e 2024, mas não há registros de trabalho efetivo, segundo relatório da Corregedoria obtido pelo Estadão.
O ministro Mauro Campbell, corregedor do CNJ, afirmou que os desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha e Dirceu dos Santos possivelmente alojaram os familiares de Moraes Filho em uma prática de "nepotismo cruzado". Dados do TJMT mostram que Márcio Thadeu realizou apenas 25 atos administrativos em cinco anos – todos pessoais –, enquanto Marlene teve apenas um registro no sistema.
O CNJ decidiu abrir processo disciplinar contra Moraes Filho e manteve seu afastamento cautelar. Também foram instauradas queixas contra os desembargadores Rocha e Santos, e o caso foi notificado à PGR. A defesa do magistrado nega irregularidades, mas os familiares não se manifestaram. O TJMT não comentou as acusações.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: