Com Bolsonaro, Brasil é rebaixado em relatório da Transparência Internacional sobre combate à corrupção
Bolsonaro enfraqueceu órgãos de controle e, por isso, a avaliação sobre a implantação de medidas anticorrupção no país passou de “moderada” para “limitada”
247 - Em mais uma demonstração de que o governo Jair Bolsonaro (PL) não é retrato de uma administração em corrupção, a Transparência Internacional - organização sem fins lucrativos - rebaixou o Brasil em um relatório global sobre medidas de combate à corrupção.
Na visão da organização, Bolsonaro enfraqueceu órgãos de controle. Por isso, a avaliação sobre a implantação de medidas anticorrupção no Brasil caiu de “moderada” para “limitada”. O documento cita a “interferência política no trabalho de órgãos de controle, que se tornou uma marca do governo do presidente Jair Bolsonaro, com sérias consequências no esforços anticorrupção”. Também é lembrado o fato de o procurador-geral da República, Augusto Aras, ter sido reconduzido ao cargo por Bolsonaro após um primeiro mandato marcado por “omissões”.
>>> TCU indica fraude de cartel do asfalto em licitações de mais de R$ 1 bilhão no governo Bolsonaro
Agora, estão no mesmo patamar do Brasil a Argentina, o Chile e o Peru.
O Brasil vinha melhorando seus resultados no relatório desde 2018, mas em 2020 estagnou na avaliação de “moderado”. Em 2021, porém, a Transparência Internacional percebeu uma piora da corrupção no país.
O relatório também critica a extinção das forças-tarefas do Ministério Público Federal (MPF) sem a substituição por um modelo adequado.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: