Comandante do Exército se queixa de restrição orçamentária e pede mais helicópteros, blindados e mísseis
Cobrança foi feita durante discurso pela comemoração do Dia do Soldado. Presidente Lula participou da cerimônia
247 - O comandante do Exército, general Tomás Paiva, criticou as "restrições orçamentárias que atingem a todos" durante seu discurso no evento do Dia do Soldado, nesta quinta-feira (22), no Quartel-General do Exército, em Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve presente na cerimônia. Apesar da crítica, Paiva ressaltou a perseverança dos militares e ressaltou a necessidade de mais equipamentos para a força terrestre.
"Esse espírito perseverante e de doação integral à carreira é mantido incólume, mesmo sob os escritos das restrições orçamentárias que atingem a todos. Apesar disso, não nos descuidamos da imperiosa necessidade de mais helicópteros, de mais blindados e mais mísseis", disse o general, de acordo com o Metrópoles.
Lula compareceu ao evento acompanhado pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, além dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Como nas celebrações do Dia do Exército, o presidente optou por não discursar, mantendo o foco nas Forças Armadas. Lula busca melhorar as relações com os militares, grupo que historicamente apoiou Jair Bolsonaro (PL).
Em sua fala, Paiva também ressaltou o compromisso das Forças Armadas com a democracia. “Esses são os soldados que o país quer: cidadãos brasileiros comprometidos com as leis e defensores da nossa Constituição.” Ele também destacou que o serviço militar inicial incluirá “em breve” uma maior “presença feminina”.
O Dia do Soldado é oficialmente celebrado em 25 de agosto, mas as comemorações foram antecipadas este ano. A data homenageia o nascimento de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: