Conheça Álvaro Damião, que assume Prefeitura de BH em definitivo após morte de Fuad Noman
Popular jornalista esportivo, Damião chega ao comando da capital mineira após uma década na política mineira
247 - Com a morte do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), anunciada nesta terça-feira (25), a capital mineira passa a ser administrada por Álvaro Damião (União Brasil), vice-prefeito eleito na chapa de Noman. Aos 54 anos, Damião deixa o cargo de vice-prefeito e assume o comando do Executivo municipal. As informações são do jornal Estado de Minas.
É natural da capital mineira, do bairro Concórdia, na região noroeste da cidade. Antes de ingressar definitivamente na política, tornou-se conhecido pelo público mineiro por sua atuação no jornalismo, com destaque nas coberturas esportivas e de segurança pública.
Passou pelas redações da TV Alterosa, TV Record e Rádio Itatiaia, participando de grandes eventos esportivos, como cinco Copas do Mundo, três edições da Copa América, três Jogos Pan-Americanos e duas Olimpíadas.
Sua entrada na vida política aconteceu em 2012, quando concorreu ao cargo de vereador de Belo Horizonte pelo PSB. Com 6.093 votos, não conseguiu se eleger. Em 2016, mais uma vez pelo PSB, conquistou uma vaga na Câmara Municipal com o apoio de 10.869 eleitores.
Buscando ampliar sua presença na política mineira, Damião tentou dar o salto para a Câmara dos Deputados em 2018, mas acabou derrotado nas urnas. Já em 2020, filiado ao DEM (atualmente União Brasil, após fusão com o PSL), obteve a reeleição como vereador, ampliando seu eleitorado para 12.742 votos. Dois anos depois, em 2022, tentou novamente chegar à Câmara Federal, ficando desta vez como suplente.
Em 2024, Álvaro Damião aceitou o convite de Fuad Noman para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte na chapa “BH Sempre em Frente”, que contou com o apoio de uma ampla aliança partidária envolvendo Solidariedade, União Brasil, PRD, PSD, Agir, Avante e a federação PSDB/Cidadania.
Desde então, especialmente após a piora no estado de saúde de Noman, em novembro, Damião passou a atuar ativamente como porta-voz da administração, representando o prefeito internado em eventos oficiais e pronunciamentos públicos.
O então vereador atuou como mediador entre o Executivo e a Câmara Municipal, contribuindo para a pacificação do conflito que envolvia o grupo político do secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro, e o então presidente da Câmara, Gabriel Azevedo (MDB).
A crise havia deixado a gestão Noman extremamente vulnerável à oposição. Neste contexto, Damião trabalhou para restabelecer o diálogo entre os envolvidos, garantindo certa estabilidade governamental e atuando também para conter os pedidos de cassação contra Azevedo na Câmara.
Nesta quarta-feira (26), Álvaro repercutiu a morte de Fuad no X, antigo Twitter, destacando que "honrar o nome do Fuad é um ideal que jamais abrirei mão."
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: