TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Coronel que xingou generais nos atos terroristas do 8/1 é condenado a 1 mês e 18 dias de detenção

    Coronel da reserva do Exército Adriano Camargo Testoni poderá recorrer da decisão junto ao Superior Tribunal Militar (STM) em liberdade

    Adriano Camargo Testoni (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

    247 - O coronel da reserva do Exército Adriano Camargo Testoni foi condenado pela Justiça Militar a um mês e 18 dias de detenção por ter feito postagens ofensivas e xingado generais e outros membros das Forças Armadas nos atos terroristas do dia 8 de janeiro, quando militantes bolsonaristas e de extrema direita invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. O coronel, contudo, poderá recorrer da decisão junto ao Superior Tribunal Militar (STM) em liberdade.

    A denúncia oferecida à Justiça Militar destaca que o coronel registrou dois vídeos durante os atos golpistas em que proferia ofensas e ataques contra seus superiores hierárquicos. As postagens foram compartilhadas por ele em grupos de aplicativos de mensagens que também eram integrados pelos oficiais.

    "Vergonha de ter passado 35 anos na caserna e ver agora o povo ser achincalhado, bombardeado; e os filhos da p** da nossa Força devem estar com o c** tomando uísque em casa no domingo”, disse o coronel da reserva na gravação. Ele também citou nominalmente alguns generais do Exército.

    Segundo a coluna da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, “Testoni foi enquadrado no artigo 216 do Código Penal Militar, que prevê pena de detenção de até seis meses para quem injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro. Ele também foi enquadrado no artigo 218 do código militar, que prevê que as penas podem ser aumentadas quando o crime é cometido contra superiores hierárquicos, como foi o caso”.

    Após o caso ganhar repercussão, Testoni foi demitido do cargo de assessor da Divisão de Coordenação Administrativa e Financeira do Hospital das Forças Armadas.

    Ainda segundo a reportagem, “pela decisão, a pena vai ser cumprida em regime inicialmente aberto. Isso significa que, se for confirmada pelo STM, o coronel pode cumprir a pena em sua própria residência, trabalhando durante o dia, mas tendo de se recolher nela à noite e nos dias de folga”.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: