Defesa mobiliza 9 mil militares para segurança da cúpula de líderes do G20, no Rio de Janeiro
Militares da Marinha, Exército e FAB atuarão na segurança das comitivas estrangeiras no perímetro externo dos locais de reunião
247 - O Brasil, como país anfitrião da cúpula do G20 em 2024, intensifica as medidas de segurança durante o evento com o emprego de 9 mil militares das Forças Armadas em uma nova operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). A partir desta quinta-feira (14), a Marinha, o Exército e a Força Aérea atuarão em diferentes frentes para garantir a tranquilidade das delegações estrangeiras durante a cúpula, que ocorre entre os dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro.
O Decreto nº 12.243, assinado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), autoriza essa mobilização em áreas estratégicas, incluindo o Museu de Arte Moderna, a Marina da Glória e o Monumento a Estácio de Sá, além dos locais de hospedagem dos chefes de Estado. Em articulação com as forças de segurança do Rio de Janeiro e federais, a operação busca proteger os 19 países-membros do G20, juntamente com a União Africana e a União Europeia, num total de 56 delegações.
Sob a coordenação do General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, o Comando Operacional Conjunto Redentor estará à frente das ações de GLO. A Marinha do Brasil será responsável pela vigilância das águas e dos acessos aos portos cariocas, enquanto o Exército se focará na defesa cibernética e prevenção de ameaças que possam impactar o evento. Já a Força Aérea atuará no controle do espaço aéreo, com atenção especial aos aeroportos do Galeão e Santos Dumont.
A operação GLO, mecanismo que concede poder de polícia aos militares para a preservação da ordem pública, já foi acionada em diversas situações estratégicas no país. Entre novembro de 2023 e junho de 2024, uma GLO anterior foi realizada para combater o crime organizado nos portos e aeroportos de grandes cidades, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: