Deputada defende reparação histórica no Fórum de Afrodescendentes da ONU
Dandara é a única representante da Bancada Negra da Câmara no evento
247 – A deputada federal Dandara (PT-MG) está nos Estados Unidos para participar, nesta semana, da quarta sessão do Fórum Permanente sobre Pessoas Afrodescendentes, realizado na sede da ONU, com o tema “África e Pessoas Afrodescendentes: Unidos pela Justiça Restaurativa na Era da Inteligência Artificial”.
Única representante da Bancada Negra da Câmara no evento, Dandara destacou a importância da reparação histórica como base para a justiça racial: “Ela significa reconhecer o legado do sistema escravagista e traduzi-lo em políticas públicas transformadoras. É o alicerce sobre o qual construiremos uma sociedade verdadeiramente igualitária.”
A parlamentar é uma das autoras da proposta de emenda à Constituição (PEC 27/2004), que cria o Fundo Nacional de Reparação Econômica e de Promoção da Igualdade Racial, voltado ao financiamento de iniciativas de promoção cultural, social e econômica da população negra brasileira.
Além das atividades oficiais da ONU, Dandara também participa de eventos paralelos organizados pela sociedade civil. Um deles é a mesa “Educação Antirracista e o papel das políticas públicas: caminhos para a igualdade racial”, que reúne representantes de entidades como UNEafro Brasil, Observatório da Branquitude e do Ministério da Igualdade Racial.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: