TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Deputados criticam nível da Selic e pedem que BC reduza juros em sessão com Galípolo

      Presidente do BC participou de uma sessão na Câmara que comemorou os 60 anos da autarquia

      Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, participa de entrevista coletiva na sede da autarquia em Brasília 27/03/2025 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, enfrentou críticas de parlamentares durante uma sessão realizada nesta terça-feira (1º) na Câmara para marcar os 60 anos da autarquia. Na ocasião, deputados manifestaram insatisfação com o nível da taxa Selic e pediram cortes nos juros.

      A autoridade monetária elevou a Selic de 13,25% para 14,25% ao ano na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em 19 de março, e indicou que um novo aumento, inferior a um ponto percentual, pode ocorrer em maio.

      “Eu venho em nome do povo brasileiro dizer a vocês que não aceitamos essa taxa de juros, que não concordamos, e que os fundamentos estão equivocados”, disse o deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR). “O que o Brasil quer? Imediatamente, derrubar essa taxa de juros pelo menos à metade”.

      Diante das críticas, o ex-presidente do BC e ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles saiu em defesa da instituição e da atual gestão. Ele enfatizou que a manutenção dos juros elevados faz parte do esforço para controlar a inflação.

      “Todos gostaríamos de ter o Brasil com uma inflação controlada e também uma taxa de juros que pudesse estar de acordo com outro país. E isso não é simplesmente uma vontade da autoridade monetária. É uma realidade central, tem que ter ideias técnicas de proteção, e ele tem como responsabilidade fundamental manter a inflação próxima ou na meta idealmente”, disse Meirelles.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados