Deputados criticam nível da Selic e pedem que BC reduza juros em sessão com Galípolo
Presidente do BC participou de uma sessão na Câmara que comemorou os 60 anos da autarquia
247 – O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, enfrentou críticas de parlamentares durante uma sessão realizada nesta terça-feira (1º) na Câmara para marcar os 60 anos da autarquia. Na ocasião, deputados manifestaram insatisfação com o nível da taxa Selic e pediram cortes nos juros.
A autoridade monetária elevou a Selic de 13,25% para 14,25% ao ano na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em 19 de março, e indicou que um novo aumento, inferior a um ponto percentual, pode ocorrer em maio.
“Eu venho em nome do povo brasileiro dizer a vocês que não aceitamos essa taxa de juros, que não concordamos, e que os fundamentos estão equivocados”, disse o deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR). “O que o Brasil quer? Imediatamente, derrubar essa taxa de juros pelo menos à metade”.
Diante das críticas, o ex-presidente do BC e ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles saiu em defesa da instituição e da atual gestão. Ele enfatizou que a manutenção dos juros elevados faz parte do esforço para controlar a inflação.
“Todos gostaríamos de ter o Brasil com uma inflação controlada e também uma taxa de juros que pudesse estar de acordo com outro país. E isso não é simplesmente uma vontade da autoridade monetária. É uma realidade central, tem que ter ideias técnicas de proteção, e ele tem como responsabilidade fundamental manter a inflação próxima ou na meta idealmente”, disse Meirelles.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: