HOME > Brasil

"Desmontar a posse popular seria o maior erro da história do PT", diz Breno Altman

"Sob qualquer critério ou razões de segurança pode-se nem mesmo especular sobre essa hipótese, porque é tudo o que a extrema direita deseja", disse o jornalista Breno Altman

Breno Altman e Lula (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | Marcelo Camargo/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O jornalista Breno Altman, em participação no Bom Dia 247 desta segunda-feira (26), disse que um possível desmonte da festa popular prevista para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1 janeiro, "seria o maior erro da história do PT”. O comentário de Altman foi feito na esteira da repercussão da prisão do bolsonarista George Washington De Oliveira Sousa, por planejar um atentado a bomba em Brasília dias antes da posse.

“Estou bestificado com esta discussão. Seria o maior erro da história do PT desmarcar essa posse, sob nenhuma circunstância. Retirar a posse popular ao ar livre seria o maior erro da história do PT, seria um suicídio político inacreditável. Isso não existe. Sob nenhuma circunstância a posse popular pode ser desmarcada” disse Altman. 

Ainda segundo ele, “se a segurança atual é insuficiente, que ela seja maior. Sob qualquer critério ou razões de segurança pode-se nem mesmo especular sobre essa hipótese, porque é tudo o que a extrema direita deseja: desmontar a posse popular, fazer com que o Lula tome posse escondido no Palácio e no Congresso. Isto é inaceitável. Eu não ia à posse. A semana que eu tinha para descansar era essa. Agora eu vou, vou dar um jeito de encontrar uma passagem nem que seja para fazer um bate e volta”. 

Para o jornalista, o desmonte da festa popular seria como “passar um recibo” para a violência resultante da ascensão do bolsonarismo e da extrema direita no Brasil. “Qualquer gesto de hesitação diante da extrema direita nessa hora é uma derrota política de amplo espectro, é passar um recibo de que a violência ou a ameaça de violência desmonta a mobilização popular. É assim que o fascismo constrói sua força”, afirmou. 

Nesta segunda-feira, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) identificou um segundo suspeito de participação na tentativa do atentado a bomba nas imediações do Aeroporto Internacional de Brasília. O suspeito, identificado como Alan Diego Rodrigues, está sendo procurado e existe a possibilidade que ele já tenha deixado a capital federal.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: