TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Em petição, Janones pede extinção do PL à PGR

    Deputado indica ligação do partido com ações extremistas

    André Janones (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

    247 - O deputado federal André Janones (Avante-MG) protocolou na Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de extinção do Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na petição, enviada ao procurador-geral Paulo Gonet no último dia 14, Janones argumenta que a dissolução do partido é necessária para proteger o regime democrático brasileiro. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.

    “O apoio a discursos de descrédito institucional, culminando em atos de violência, demanda uma intervenção enérgica para preservar a estabilidade do Estado Democrático de Direito”, destacou o parlamentar no documento. Ele também apontou que "a continuidade das práticas do Partido Liberal representa uma ameaça direta à ordem democrática e à paz social".

    Janones relaciona as ações do PL aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília, além de um atentado recente em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), no qual um homem identificado como Francisco Wanderley Luiz morreu ao manusear explosivos.

    Indiciamentos reforçam petição

    O pedido de Janones ganha ainda mais relevância após a Polícia Federal (PF) concluir, no último dia 21, um inquérito que indicia 37 pessoas, incluindo Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, presidente do PL. Os indiciamentos estão relacionados não apenas aos ataques de janeiro, mas também a um plano que visava o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

    A conclusão da investigação detalhou o suposto envolvimento de líderes do PL em estratégias golpistas, reforçando os argumentos apresentados por Janones. “O pedido fundamenta-se na necessidade de proteção do regime democrático brasileiro, que tem sido alvo de sucessivos ataques e ameaças originados e fomentados por figuras de liderança e membros do partido requerido”, escreveu o deputado.


    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados