Embaixador rebate críticas de Zelensky e afirma que Brasil é "pró-paz"
Rafael de Mello Vidal ressaltou que a neutralidade histórica da diplomacia brasileira é essencial para ajudar na resolução do conflito
247 – O embaixador do Brasil na Ucrânia, Rafael de Mello Vidal, negou nesta quinta-feira (12), em entrevista ao Metrópoles, que o governo brasileiro tenha uma postura pró-Rússia, rebatendo as críticas feitas pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
Em declaração feita em nome do governo brasileiro, o diplomata afirmou que o país não apoia nenhum dos lados no conflito. Ele destacou que o Brasil mantém parcerias estratégicas tanto com a Ucrânia quanto com a Rússia, mas busca uma solução para a tragédia humanitária causada pela guerra.
“O Brasil não é pró-Rússia, o Brasil não é pró-Ucrânia, o Brasil é pró-paz”, afirmou. “O Brasil tem parcerias estratégicas com os dois países, que são tradicionais, e no cenário da tragédia humanitária que a Ucrânia enfrenta, decorrentes da guerra da Rússia, nós entendemos que o fim dessa tragédia humanitária não pode esperar amanhã nem no futuro próximo.”
O embaixador ainda ressaltou que a neutralidade histórica da diplomacia brasileira é essencial para ajudar na resolução do conflito.
“Essa neutralidade, eu tenho dito sempre que se fosse abandonada não seria a melhor forma de o Brasil ajudar a Ucrânia”, destacou. Ele explicou que, caso o Brasil abandonasse essa postura, teria pouca capacidade militar e financeira para intervir diretamente e ainda perderia o “grande instrumento” que o país pode oferecer: “a capacidade de diálogo e comunicação com Moscou.”
As declarações do embaixador foram feitas um dia após Zelensky acusar o governo brasileiro de ser pró-Rússia e criticar a proposta de paz apresentada por Brasil e China em maio, alegando que ela havia sido negociada previamente com Moscou. A acusação foi negada por Vidal.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: