"Zelensky se incomoda com Lula porque o Brasil é uma grande liderança", diz Lejeune Mirhan
Analista destaca o papel internacional do Brasil e defende expansão dos BRICS como movimento de contenção ao poder imperialista
247 – Em entrevista ao programa Bom Dia 247, o sociólogo, escritor e analista internacional Lejeune Mirhan discutiu o papel do Brasil no cenário internacional, a postura de Luiz Inácio Lula da Silva em relação ao conflito na Ucrânia e a expansão dos BRICS. Segundo Mirhan, a neutralidade do Brasil tem gerado desconforto no presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. "Zelensky se incomoda com Lula porque o Brasil é uma grande liderança", afirmou. O analista destacou que o Brasil, ao lado de potências como Rússia e China, exerce influência global: "O presidente Lula, ao lado de Putin e Xi, está entre os maiores estadistas do mundo."
Mirhan analisou as recentes declarações de Zelensky, que classificou a posição de Lula como "pró-Rússia". Para o analista, essa interpretação decorre da neutralidade do Brasil no conflito. "O Brasil está buscando uma solução pacífica, o que desagrada aqueles que querem um posicionamento mais enérgico", explicou.
O analista também comentou a expansão dos BRICS, referindo-se ao grupo como um "movimento internacional de contenção ao Império". Ele acrescentou: "Eles nunca vão se apresentar desta maneira, mas este é o verdadeiro significado". Mirhan mostrou-se otimista em relação à inclusão de novos membros na cúpula de Kazan, prevista para outubro, dizendo que espera a aceitação de mais países.
Mirhan também criticou o presidente ucraniano, afirmando que Zelensky "tomou de assalto o poder na Ucrânia". Segundo ele, a postura crítica de Zelensky em relação a Lula é reflexo da relevância internacional do Brasil e da liderança que o país exerce no debate sobre soluções pacíficas para conflitos internacionais. Assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: