HOME > Brasil

Erika Hilton aciona MPF contra Nikolas Ferreira por transfobia

"Extrapola os limites da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar, uma vez que incentiva o ódio, o preconceito e a discriminação", disse Hilton sobre fala de Nikolas

Deputada Erika Hilton (Foto: André Bueno / Rede Câmara)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A deputada Erika Hilton (Psol-SP) acionou o Ministério Público Federal (MPF) contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) pelo crime de transfobia. Ela também protocolou uma ação na qual solicita uma indenização de R$ 5 milhões por danos morais coletivos. 

A denúncia está relacionada a um incidente que ocorreu durante uma sessão na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, na semana passada. Na ocasião, Hilton discutia com a deputada Júlia Zanatta (PL-SC), chamando a parlamentar de “feia”, “ridícula” e “ultrapassada”. Em meio à conversa, Nikolas interveio em defesa da bolsonarista, falando: “Pelo menos ela é ela”.

Embora a declaração de Nikolas tenha sido dita fora dos microfones, ela foi gravada e compartilhada nas redes sociais pelo próprio agressor. Ele também compartilhou uma postagem em que ironizava a atitude: "Podem dizer que eu não sou homem, mas eu posso provar".

Na ação contra o deputado, Hilton argumenta que a declaração "extrapola os limites da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar, uma vez que incentiva o ódio, o preconceito e a discriminação contra a população trans e travesti".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Sua declaração transfóbica não apenas perpetua o preconceito e a discriminação, mas também encoraja comportamentos hostis e agressivos por parte do público", afirmou a parlamentar do Psol.

Quanto à indenização, Hilton solicita que a compensação seja direcionada para a estruturação de centros de cidadania LGBTI+ ou para entidades de apoio e promoção dos direitos da comunidade. (Com informações da Folha).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO