TV 247 logo
HOME > Brasil

"Foi a única e será a última", diz Lewandowski sobre fuga na penitenciária federal de Mossoró

Os dois fugitivos foram recapturados pela Polícia Federal em 4 de abril, após 50 dias de busca

Ricardo Lewandowski (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 – O ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, afirmou nesta terça-feira (16) durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados que a fuga de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi a “única” e a “última” que irá acontecer.

“O esforço foi muito intenso para recapturá-los, que vai servir de exemplo. Temos a certeza que o crime organizado, tenha a sigla que tiver, não triunfará no nosso país”, afirmou Lewandowski. “Protocolos de segurança foram revistos. E garanto que nenhum detento mais se evadirá das penitenciárias federais".

Entre os problemas identificados na penitenciária, o ministro ressaltou a falta de vigilância adequada, o desrespeito aos protocolos de segurança e o mau funcionamento de equipamentos. Ele também destacou a ausência de muros ao redor do presídio, uma estrutura considerada essencial na construção de novas unidades prisionais.

Os dois fugitivos foram recapturados pela Polícia Federal em 4 de abril, após 50 dias de busca. Eles foram presos em Marabá, município do Pará, a mais de 1.600 quilômetros de distância do presídio potiguar.

Esta foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal. Em 2 de abril, a Corregedoria-Geral da Secretaria Nacional de Políticas Penais emitiu um comunicado anunciando a conclusão do relatório sobre as responsabilidades relacionadas à fuga dos detentos. O órgão identificou falhas de procedimento no caso, mas negou a existência de qualquer indício de corrupção. Ao todo, 10 servidores estão sendo investigados. (Com informações de CartaCapital).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados