TV 247 logo
HOME > Brasil

Foragido, blogueiro Allan dos Santos vira motorista de app nos EUA

Protegido nos EUA, Santos desafiou recentemente a mais recente ordem de prisão do Supremo e se vangloriou de estar fora do alcance da Justiça brasileira

Allan dos Santos (Foto: Reprodução/Youtube)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Allan dos Santos, extremista foragido da Justiça brasileira, divulgou em suas redes sociais nesta terça-feira (29) que está atuando como motorista de aplicativo em Orlando, nos Estados Unidos. A informação foi publicada pelo próprio Santos em suas redes sociais, onde ele compartilhou sua nova rotina de trabalho em solo americano. "Agora sou motorista de aplicativo e estou gostando muito. Não deixarei de fazer jornalismo, mas tenho prioridades, contas e não faço acordos com criminosos", publicou o blogueiro, que responde a investigações no Brasil.

Na publicação, Santos, que vive nos Estados Unidos desde que teve sua prisão decretada pela Justiça brasileira, faz questão de reforçar que, embora tenha mudado temporariamente de ofício, não pretende abandonar a atividade jornalística. Em tom provocativo, ele ainda fez um convite: "Quem estiver por Orlando, Flórida, estou na área."

Em outra postagem, Santos dirigia um carro da Tesla, montadora de veículos elétricos de propriedade do bilionário Elon Musk, e aproveitou a oportunidade para fazer mais uma provocação ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, com quem tem embates frequentes. Ele escreveu: "Chupa, Xandão", em uma referência ao apelido popularizado nas redes sociais do ministro.

 Protegido nos Estados Unidos, Allan dos Santos desafiou recentemente a mais recente ordem de prisão do Supremo e se vangloriou de estar fora do alcance da Justiça brasileira.

"Precisa pedir pro Mickey", escreveu em suas redes sociais. Também desafiou Moraes a ir até Orlando, Flórida, para prendê-lo, e chamou o magistrado de "psicopata" e "ditador de merda".

ENTENDA O STATUS LEGAL DO BLOGUEIRO - A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (14) uma operação que tem como alvo blogueiros bolsonaristas acusados de ameaçar e intimidar membros da corporação. Entre os investigados estão Oswaldo Eustáquio e Allan dos Santos, ambos vivendo no exterior e considerados foragidos. Os novos mandados de prisão contra os dois influenciadores de extrema direita foram emitidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). 

No entanto, Allan dos Santos vive nos EUA e conseguiu algumas medidas protetivas do país para não ser extraditado. Em 2023, após uma ordem de prisão expedida, o Brasil solicitou a cooperação dos Estados Unidos, através do DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional), e encaminhou o pedido à Interpol para inclusão na difusão vermelha. Normalmente, a inclusão ocorre de forma ágil, mas não foi o que aconteceu neste caso específico.

Em janeiro de 2023, o Ministério da Justiça entrou em contato com o governo dos Estados Unidos e a Interpol, em Lyon (França), com o objetivo de acelerar o processo de extradição. No entanto, desde então, os trâmites não avançaram, e a percepção no ministério é de que um desfecho favorável é improvável. Isso se deve às divergências jurídicas entre a abordagem dos Estados Unidos e a brasileira em relação à liberdade de expressão.

Em julho de 2024, o governo brasileiro reiterou o pedido de extradição do blogueiro Allan dos Santos, que segue foragido nos Estados Unidos, durante conversa entre o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, a embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, e outro representante da diplomacia americana. Nada ainda foi feito.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: