TV 247 logo
    HOME > Brasil

    G20: Questões geopolíticas ficam de fora das discussões em documentos temáticos

    A medida foi determinada para permitir avanços em pautas que não obtinham sucesso desde 2022

    G20 (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

    247 – O principal negociador da delegação brasileira para a reunião de Cúpula do G20, o embaixador Mauricio Lyrio, informou que questões geopolíticas serão deixadas de lado nas reuniões ministeriais. A medida foi determinada para permitir avanços em pautas que, segundo Lyrio, não obtinham sucesso desde 2022 devido às divergências sobre os conflitos geopolíticos.

    “Nós conseguimos nesses dias um acordo sobre como proceder para que os ministros se concentrem nos seus temas e busquem os entendimentos nas suas áreas, sem foco nos temas geopolíticos”, disse Lyrio, referindo-se ao conflito na Ucrânia. ”Foi uma negociação duríssima, não é um tema fácil, mas se chegou a um acordo”.

    Lyrio esteve reunido com os negociadores das 20 delegações nos últimos três dias no Rio de Janeiro. 

    “Teremos acordo sobre desigualdades de todos os tipos entre países, como racial, socioeconômica, e sobre o acesso à água e saneamento. Os países devem atuar melhor em cooperação para ampliar esses setores. E estavam pendentes de incluir ou não a linguagem geopolítica. E fizemos acordo para que esses documentos sejam liberados do tema geopolítico“, informou. 

    Nas próximas reuniões, a pauta já terá a nova determinação. (Com informações de O Globo).

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados