Gleisi elogia decreto de Lula sobre Itaipu: “contribui para reduzir o custo da energia para as famílias”
Decreto permite que a estatal ENBPar crie uma reserva técnica financeira a partir do saldo positivo da "conta de comercialização" da energia da usina
247 - A presidente do PT e futura ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, enalteceu a decisão do presidente Lula (PT) que permite o uso do saldo financeiro da usina hidrelétrica de Itaipu para evitar a alta da tarifa de energia aos consumidores. Em decreto publicado nesta quarta-feira (5), o governo permite que a estatal ENBPar, que administra Itaipu, crie uma reserva técnica financeira a partir do saldo positivo da chamada "conta de comercialização" da energia da usina.
“O presidente Lula assinou decreto que autoriza a Aneel a usar o saldo financeiro de Itaipu para compensar reajustes no preço da energia. De cara, a medida evita um reajuste de 6% que estava previsto para este mês, além de novos reajustes ao longo do ano. É Itaipu, no governo Lula, contribuindo mais uma vez para reduzir o custo da energia das famílias, do comércio e da indústria”, escreveu Gleisi.
O decreto atende a uma determinação da agência reguladora Aneel, que havia cobrado uma solução do governo para a "insuficiência financeira" na conta da usina hidrelétrica, situação que inviabilizava a manutenção da tarifa de Itaipu nos patamares atuais e conforme acordo costurado entre o governo brasileiro e o Paraguai.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: