TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Gleisi: "prisão de Glauber Braga é inconstitucional"

    Deputado foi detido nesta sexta-feira durante protesto de estudantes na UERJ

    Gleisi Hoffmann e Glauber Braga (Foto: Agência Câmara)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A presidente do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann, foi às redes sociais nesta sexta-feira (20) condenar a prisão do deputado federal Glauber Braga (PSOL) durante uma operação na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). 

    Mais cedo, Braga foi detido pela Polícia Militar do Rio de Janeiro após tentar impedir a tropa de choque da Polícia Militar de entrar no campus para dispersar a ocupação estudantil contra o corte de benefícios universitários. Os policiais usaram spray de pimenta contra Glauber e os manifestantes.

    Segundo Gleisi, a detenção de Braga é "inaceitável e inconstitucionál". Ela também criticou a atuação da Polícia Militar do governo Cláudio Castro (PL). 

    "Gravíssima invasão policial ao campus da UERJ, com prisão de estudantes e do deputado @glauberbraga.bsky.social. O protesto dos estudantes é legítimo e prisão de um parlamentar no exercício do mandato é inaceitável, inconstitucional. É assim que o governo da direita do RJ trata educação e a democracia", escreveu a parlamentar na rede social BlueSky. 

    Glauber foi levado junto com outros três estudantes e classificou, em nota, a reintegração de posse como "absurda".

    A Justiça autorizou, nesta sexta-feira, o uso da força policial para retirar os estudantes que continuam ocupando o Pavilhão João Lyra Filho, principal prédio do campus Maracanã.

    As reivindicações dos alunos começaram após a universidade anunciar cortes de auxílios direcionados a estudantes de baixa renda pelo Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda 038/2024), chamado pelos discentes de “Aeda da Fome”. 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados