Gleisi: vitória de Trump é alerta contra o receituário neoliberal
Gleisi defende o fortalecimento de políticas sociais como resposta à ascensão de Trump e ao 'assanhamento' da extrema direita no Brasil
247 - A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos acendeu um sinal de alerta entre lideranças progressistas e democráticas ao redor do mundo. No Brasil, a presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), destacou a importância de compreender o momento como um aviso sobre os riscos da extrema direita. "A eleição de Trump é um sinal de alerta para o campo democrático no mundo todo. A polarização se mantém como uma realidade e temos de nos preparar para enfrentá-la também aqui no Brasil, onde a extrema direita já se assanha com o resultado", afirmou Gleisi, ao defender uma atuação robusta em defesa da democracia.
Após uma campanha marcada por pautas populistas e polarizadoras, Trump, aos 78 anos, conseguiu retomar o poder ao conquistar 276 votos no Colégio Eleitoral. Em seu primeiro pronunciamento, o republicano destacou que este será um "mandato sem precedentes", posicionando-se como uma liderança central no campo conservador.
A vitória de Trump também representa um marco no voto popular, onde conquistou 68 milhões de votos, superando a democrata Kamala Harris. O feito é particularmente significativo para os republicanos, pois desde 2004 nenhum candidato do partido havia vencido na votação direta. Este resultado ainda trouxe à tona o fortalecimento do Partido Republicano no Senado, que garantiu a maioria das cadeiras, impondo mais um revés aos democratas.
Para Gleisi Hoffmann, o resultado nos EUA reafirma a urgência de fortalecimento do campo democrático no Brasil, especialmente em meio ao avanço de movimentos de direita que buscam alinhar-se ao modelo político e econômico norte-americano. Segundo Gleisi, a "receita neoliberal" não atende às necessidades reais da população. "Temos de fortalecer o campo da democracia em nosso país, mas principalmente dar respostas concretas às necessidade e expectativas do povo, que não cabem na receita neoliberal que o mercado quer impor ao governo e ao país", pontuou.
No campo econômico, Trump usou a insatisfação popular com a inflação e a crise econômica enfrentadas durante o governo Biden para atrair eleitores. Prometeu a maior deportação em massa da história dos Estados Unidos e cortes de impostos, políticas que visam acalmar os anseios de setores conservadores e da classe média americana.
O contexto americano oferece ao Brasil um espelho das tendências globais. A ascensão de líderes populistas reforça o alerta para os defensores da democracia no país, especialmente em um cenário onde o discurso neoliberal tenta se fortalecer em meio a promessas de austeridade e reformas estruturais. Para Gleisi, a resposta à vitória de Trump não deve ser apenas defensiva, mas sim voltada ao fortalecimento de políticas que atendam às necessidades sociais de forma inclusiva e democrática.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: